Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :
Dorian Cosentino

Vamos falar de tecnologia e soluções?!

Faster WordPress Hosting
Home / Dicas / Porque todo Profissional de TI deve ter um Blog

Porque todo Profissional de TI deve ter um Blog

/
/
/

Existem vários motivos porque um profissional de TI deveria ter um Blog, envolve todas as áreas. Seja da área de desenvolvimento, suporte, infraestrutura, até inclusive a área de Gestão…ninguém fica fora :-).

Este é um dos motivos da criação deste blog, sendo assim não posso ter achado melhor assunto que este para o primeiro post.

A seguir vou listar os principais motivos desde meu ponto de vista de porque todo profissional deve ter um Blog de TI.

Reforçar o conhecimento

O ato de ter que escrever exige obrigatoriamente conhecimento bem aprofundado do assunto. Você precisa entender o que você faz e o porquê do resultado para poder explicar para outra pessoa. Não vasta apenas criar um tutorial ou dizer faça estes três passos que dão certo. Você precisa saber, porque a primeira pergunta será…porque acontece isto? E a segunda porque tem que fazer estes passos para resolver? Reforçando sempre se pergunte o porquê, as vezes é um simples bug, seja no sistema ou na aplicação mas tem que ter certeza e poder explicara-lo confortavelmente.

Melhoria na comunicação ao escrever

Para que a maioria entenda devemos aprimorar nossa comunicação, e como podemos fazer isso é escrevendo bastante e ensinando as pessoas. Se a maioria entende é porque sua comunicação é no minimo boa, se existem muitas dúvidas com respeito a seu artigo ou até um simples e-mail onde tentou descrever uma situação ou uma solução, deve parar 5 minutos e pensar…mmm parece que não estou me expressando corretamente…o bom de parar e pensar, é o autoconhecimento. A tendência no dia, dia, é pensar “nossa…esse pessoal não entende nada” e na verdade geralmente não há um problema de conhecimento técnico e sim um problema de comunicação. Ou seja, em outras palavras sempre tente ser o mais claro possível, o que ajuda em uma boa redação é uma boa leitura que é a seguinte recomendação.

Leitura, mas não somente de livros técnicos

Leer, leer, leer, mas não somente livros técnicos ou revistas sobre tecnologia. Isto não é suficiente. Precisa leer sobre outros assuntos para aumentar o vocabulário e quando for tentar se expressar ao falar ou ao escrever notara uma grande diferença. Com um vocabulário mais rico é mais fácil se expressar e fugir da linguagem “techniques”. Isso nos torna muito mais eficientes ao transmitir informação. Analise na sua equipe o seguinte, quem sempre a pessoa que procuram quando se trata de algum problema e procuram uma explicação e ou solução? Geralmente que tiver uma melhor comunicação vai se destacar por isso e inevitavelmente será promovido para líder da equipe ou cargo similar. Mais um ponto a favor da comunicação.

Autoridade e referencias

Tente focar o blog em apenas un nicho, aquele que você domina mais, seja Windows 10 ou SQL Server. Não faça o blog generalista. Se destaque em um sistema ou plataforma de virtualização. Se o assunto é redes, pode focar apenas em Cisco ou apostar em outras tecnologias emergentes. Por exemplo redes Wireless estão ficando cada vez melhores e a sua vez uma utilização maior o que torna mais complexa uma solução. A maioria das empresas não tem esta expertise (ano 2017). Outro assunto muito relevante é cloud computing, novos cargos estão aparecendo e você precisa entender o que oferece o mercado e qual é a melhor combinação para a empresa para qual trabalha ou presta serviços. Dito isso, você como profissional de TI sim precisa ser um pouco generalista para entender de início a fim como funcionam as coisas porem especialize apenas em uma e deixe sua marca na nuvem e colabore com o crescimento dos outros profissionais iniciantes na área.

Curriculum, sim o Blog pode ser uma excelente referencia

Colocar no curriculum o seu blog pessoal pode pesar muito tanto para o lado positivo quanto para o lado negativo. Tem que tomar certos cuidados. Sempre mantenha atualizado, isso demostra comprometimento com o que você se propõe a fazer, é como um projeto. Então se deixamos de lado e não atualizamos isso demostraria exatamente o contrário. Outro ponto é sempre se expressar corretamente e ser o mais didático possível, seja tutorial ou apenas um assunto x de tecnologia que decidiu abordar e por último sua opinião sobre tecnologia, sistemas ou hardware é importante mas não misture outros assuntos como política, religião ou futebol. Não preciso explicar porque mas fiz questão de mencionar :-).

Rentabilizar o Blog

Além de achar interessante, dependendo em que fase este da sua carreira a possibilidade de rentabilizar o Blog pode ser um médio com inúmeros objetivos como você pode ver. Por exemplo, você pode iniciar com um blog gratuito, mas não se vê muito profissional e vê a possibilidade de ter um blog profissional onde envolve a compra do domínio, a hospedagem, a compra de algum template e plugins para que seu blog fique personalizado e isso tem o custo. Bom isto pode ser resolvido a traves de rentabilizar seu blog fazendo pequenas parcerias ou se inscrever em programas de afiliados como o Adsense, e outros com focos em venda de produtos. Dependendo do nível da sua divulgação e dedicação pode se tornar uma renda extra ou até mesmo sua renda principal mais isto acontece com muita dedicação e trabalho…não acredito em Alicia e o pais das 1000 maravilhas ok. Tem muita gente que se aproveita da necessidade dos outros para ganhar dinheiro sem nenhum tipo de escrúpulo. Muita atenção!!! Em outros posts vou abordar um pouco este tema e abrir para vocês o que exatamente é conveniente e inclusive como eu mesmo faço para rentabilizar neste blog.

Como vocês poderão apreciar minha escrita não é das melhores e por isso este é um dos motivos pelo qual criei este blog.

Fiquem à vontade em participar comentado neste post e nos próximos. Se achou um item importante de porque o Profissional de Ti deveria ter um Blog não deixe isso com você e comente!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz